Serviços

Notícias

SEMINÁRIO: A Responsabilidade dos Gerentes e Administradores das Sociedades Comerciais

No âmbito da parceria estabelecida entre o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e a TPA – Teresa Patrício & Associados, Sociedade de Advogados, vimos pelo presente informar V. Exa. sobre a realização do Seminário dedicado ao tema “A Responsabilidade dos Gerentes e Administradores das Sociedades Comerciais” que terá lugar no próximo dia 24 fevereiro, pelas 14h30m, nas instalações do NERA, em Loulé.

O presente seminário pretende abordar os diferentes tipos de responsabilidade que incidem sobre os gerentes e administradores das sociedades comerciais relativamente aos seus principais interlocutores, permitindo às empresas entender os riscos que incidem sobre os membros dos seus órgãos estatutários.

A consciencialização das formas de responsabilização dos gerentes e administradores permitirá planificar a atividade da empresa de forma mais cuidada e, consequentemente, reduzir eventuais contingências financeiras e judiciais.

Este Seminário que será conduzido pela Dra. Catarina Bernardino, e pela Dra. Lídia Silvestre da TPA – Teresa Patrício & Associados, Sociedade de Advogados e destina-se a empresários, órgãos de gestão e administração, responsáveis dos Recursos Humanos, trabalhadores, juristas, advogados de empresas e contabilistas.

 

No link abaixo poderá aceder ao Programa completo deste Seminário e às informações técnicas necessárias:

Inscreva-se Aqui!

participação neste Seminário tem um custo de 20,00€ para os Associados do NERA e de 30,00€ para os não Associados do NERA, sendo a inscrição obrigatória. Neste sentido, a inscrição deverá ser efetuada até ao próximo dia 23 de fevereiro de 2026, através do preenchimento e submissão do Formulário abaixo indicado:

Programa Completo

 

 

 

30.01.2026 | 15:02

TEAM COOKING SOLIDÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM IMPACTO SOCIAL

O NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve estabeleceu com a TERTÚLIA ALGARVIA – Centro de Conhecimento em Cultura e Alimentação Tradicional Algarvia, recentemente distinguida pela Região de Turismo do Algarve com a Medalha de Mérito Turístico, uma parceria para a divulgação de uma ação inovadora denominada Team Cooking Solidário: Uma Experiência Formativa com Impacto Social.

No contexto atual, é cada vez mais importante que as ações de formação promovam não só o desenvolvimento de competências, mas também o fortalecimento das equipas e o compromisso social das organizações. Com este objetivo, apresentamos o Team Cooking Solidário, uma iniciativa desenvolvida pela Tertúlia Algarvia em articulação com a Refood.

Esta ação formativa combina momentos de aprendizagem prática com a promoção da coesão de grupo e a contribuição direta para a comunidade. Ao longo da sessão, os participantes são desafiados a trabalhar em equipa na confeção de refeições, sob a orientação de chefs experientes. Todos os materiais, ingredientes e receitas são fornecidos, sendo apenas necessário o envolvimento e a energia da equipa. No final, parte das refeições é partilhada num momento de convívio entre os participantes, enquanto outra parte é doada à Refood, apoiando famílias em situação de insegurança alimentar.

Através desta experiência, é possível:

  • Contribuir para o cumprimento das 40 horas anuais de formação contínua obrigatórias (art. 131.º do Código do Trabalho – Lei n.º 93/2019, de 4 de setembro);
  • Desenvolver competências transversais como comunicação, cooperação, criatividade e resolução de problemas;
  • Reforçar o espírito de equipa num ambiente informal e motivador;
  • Contribuir para uma causa social, promovendo a responsabilidade coletiva da organização.

Se a sua empresa procura uma forma diferenciadora de cumprir os seus objetivos de formação, enquanto promove o espírito de equipa e o impacto social, o Team Cooking Solidário é a proposta ideal.

Clique aqui para ver um vídeo de apresentação

Clique aqui para pedir informações.

 

29.01.2026 | 12:40

NERA Celebra Protocolo de Cooperação com a Empresa Absolutepixel, Unipessoal, Lda.

NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e a Empresa Absolutepixel, Unipessoal, Lda., celebraram recentemente um protocolo de cooperação, com vantagens para ambas as entidades.

A Absolutepixel, Unipessoal, Lda. é uma sociedade comercial com competências reconhecidas na área do Web Design, do High-End Development, do Alojamento de Websites, da Manutenção de Websites, do Ecommerce e da Otimização de Websites.

Através deste Protocolo de Cooperação os Associados e Parceiros do NERA beneficiarão de condições mais vantajosas, nomeadamente através da aplicação de um desconto de 15%.

Para obter mais informações sobre as vantagens que decorrem da presente parceria, convidamos todos os interessados a entrar em contacto connosco, através dos contactos habituais (nera@nera.pt | 289 41 51 51).

29.01.2026 | 12:22

Diagnóstico de Necessidades de Formação

 

O NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, na qualidade de entidade formadora certificada pela DGERT, disponibiliza serviços de formação adaptados às necessidades de formação dos quadros das Empresas da Região do Algarve, contribuindo de forma determinante para o respetivo desenvolvimento e aumento da competitividade.

Neste sentido, dispomos de uma vasta experiência ao nível do diagnóstico, preparação, realização e avaliação de ações de formação, concebidas de acordo com as necessidades de qualificação das organizações e consentâneas com os respetivos objetivos, ministradas através de dinâmicas e métodos facilitadores da aprendizagem, orientados para o perfil de cada cliente.

Assim, vimos pelo presente manifestar a nossa disponibilidade para, em conjunto, estudarmos as melhores soluções, nesta matéria. Para o efeito, remetemos abaixo o link para um Questionário de Levantamento de Necessidades de Formação.

QUESTIONÁRIO AQUI

O envio deste questionário enquadra-se no âmbito do Diagnóstico de Necessidades de Formação do NERA para elaboração do seu Plano de Formação 2026. A sua opinião é muito importante para garantir uma correta adequação da formação que pretendemos desenvolver.

 

20.01.2026 | 16:23

Curso “Renovação do Cartão de Aplicador de Produtos Fitofarmacêuticos”

É da responsabilidade dos utilizadores de produtos fitofarmacêuticos, bem como das entidades empregadoras, garantir que a aplicação destes produtos seja realizada de forma segura, eficaz e de acordo com a legislação em vigor.

O Decreto-Lei n.º 101/2009, de 11 de maio, e a Portaria n.º 86/2013, de 28 de fevereiro, estabelecem que os aplicadores de produtos fitofarmacêuticos devem possuir formação específica e cartão válido, sendo obrigatória a renovação da formação 5 anos após a sua emissão.

Neste sentido, e no âmbito da parceria estabelecida entre o NERA e a empresa Futurbrain – Centro de Formação, Lda., irá realizar-se a ação de formação Renovação do Cartão de Aplicador de Produtos Fitofarmacêuticos, com o objetivo de assegurar a continuidade legal da atividade dos aplicadores e promover a utilização responsável e segura destes produtos.

A ação de formação, com uma duração de 14 horas, destina-se a todos os aplicadores cujo cartão se encontra próximo da data de validade.

Objetivos da formação:
– Atualizar conhecimentos sobre o uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos;
– Reforçar práticas de segurança na aplicação e manuseamento;
– Sensibilizar para a proteção do aplicador, consumidor e ambiente;
– Assegurar o cumprimento da legislação aplicável.

Requisitos obrigatórios:

– Escolaridade mínima obrigatória

– Ser detentor do curso de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos homologado pelo MAM

Data: 23 e 26 de fevereiro de 2026
Horário: 09h00 às 17h00
Local: Instalações do NERA, Loulé
Custo: 150 Euros

Inscrições abertas até 16 de fevereiro de 2026

 

Link de inscrição AQUI

 

 

 

 

20.01.2026 | 11:00

2ª Call DIBEST: inovação e soluções digitais para o turismo

O Projeto DIBEST é desenvolvido em colaboração com parceiros de Portugal, Espanha, França e Irlanda  e acaba de lançar a 2ª Call à Inovação para a apresentação de serviços e soluções digitais que possam ajudar as microempresas turísticas a adotar a transformação digital.

Esta 2ª call está aberta até 31 de janeiro de 2026 e convida empreendedores, especialistas, start-ups, hubs digitais e inovadoras a partilharem as suas melhores soluções ou serviços digitais que possam apoiar as microempresas turísticas a tornarem-se mais sustentáveis, eficientes e conectadas!

A Call procura serviços e soluções digitais que respondam às necessidades reais das microempresas turísticas que operam em regiões costeiras. Tratam-se frequentemente de pequenas empresas familiares ou comunitárias, que desempenham um papel fundamental na economia local e na preservação da identidade regional.

O objetivo é identificar soluções práticas, fáceis de usar e acessíveis que ajudem estas empresas a adotar práticas digitais, melhorar a sua competitividade e operar de forma mais sustentável.

Exemplos de áreas de aplicação incluem:

  • Marketing e comércio eletrónico
  • Gestão de clientes (CRM)
  • Gestão financeira e planeamento empresarial
  • Acessibilidade e inclusão
  • Soluções para turismo de baixo carbono ou sustentável

As ferramentas selecionadas serão incluídas no futuro DIBEST Digital Innovation Toolkit, um recurso online gratuito que ajudará as empresas turísticas da Área Atlântica a aceder, explorar e adotar soluções digitais.

🌍 Porquê participar?

Ao submeter uma solução digital, os participantes terão a oportunidade de:

  • Ganhar visibilidade numa rede europeia de organizações ligadas ao turismo e à inovação digital;
  • Contribuir para um movimento crescente que promove a sustentabilidade e a transformação digital no turismo;
  • Estabelecer contactos com potenciais colaboradores, mentores e hubs digitais através da rede DIBEST.

📝 Como candidatar-se

O período de candidaturas decorre até 31 de janeiro de 2026. Os interessados podem submeter a sua solução digital através do formulário online disponível aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScPq_mS1n8K0XlTrl2A2e2fImqvZvg5w9iosftHTQHa8SYuNg/viewform

💡 Sobre o DIBEST

O projeto internacional DIBEST Inovação Digital para a Economia Azul e Turismo Social, é cofinanciado pelo programa Interreg Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e opera nas regiões costeiras de Espanha, França, Irlanda e Portugal. O projeto tem término previsto para julho de 2026. O seu objetivo é apoiar as microempresas do turismo costeiro na adoção de inovações digitais que reforcem a sua sustentabilidade social, ambiental e económica.

Para mais informação consulte: https://dibestinterreg.com |  www.nera.pt |

 

 

 

 

09.01.2026 | 17:36

NERA LANÇA QUESTIONÁRIO DE DIAGNÓSTICO ÀS EMPRESAS AGRÍCOLAS

O questionário pretende avaliar o potencial das empresas agrícolas do Algarve e apoiar a sua digitalização, a inovação tecnológica e a transição para o modelo da Agricultura 5.0.

No âmbito do projeto AGROBOTICS-DITWINS, encontra-se atualmente em curso a aplicação de um questionário de diagnóstico dirigido às empresas agrícolas da região do Algarve, destinado a recolher informação estratégica que permita alinhar o desenvolvimento de soluções tecnológicas do setor.

O questionário tem como objetivo avaliar o nível de digitalização das empresas agrícolas, identificar necessidades, oportunidades e desafios associados à adoção de tecnologias inovadoras e apoiar o desenvolvimento de soluções práticas, eficazes e ajustadas à realidade das explorações agrícolas.

A recolha de informação decorre em Portugal, Espanha e França, estando prevista até fevereiro. A participação das empresas agrícolas é determinante para assegurar que as soluções desenvolvidas contribuem para uma agricultura mais inovadora, competitiva e sustentável.  O questionário é de preenchimento online e encontra-se disponível em: https://forms.gle/XYzLpKU7SSiBRmaz7

Importa recordar que este projeto visa a criação de um ecossistema transnacional para impulsionar a digitalização e a sustentabilidade no setor agrícola, apostando na integração de robótica e Inteligência Artificial em living-labs com gémeos digitais, apoiando produtores e empresas agrícolas na transição para o modelo da Agricultura 5.0.

O projeto AGROBOTICS-DITWINS tem término previsto para maio de 2028, envolve parceiros de Portugal, Espanha e França e é cofinanciado pelo Programa Interreg SUDOE 2021–2027, 2.ª Convocatória, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Para mais informação, consulte www.nera.pt.

 

 

 

 

 

08.01.2026 | 13:06

NERA REFORÇOU COMPETÊNCIAS DIGITAIS DAS EMPRESAS ATRAVÉS DO DIBEST

O NERA encerra o ano de 2025 com um balanço muito positivo, relativamente à execução do Projeto europeu DIBEST – Inovação Digital para a Economia Azul e Turismo Social, depois de vários meses dedicados ao reforço da capacitação digital das microempresas costeiras e ao fortalecimento da cooperação transnacional no Espaço Atlântico.

Ao longo do ano, apostou-se no desenvolvimento de competências digitais através de soluções práticas orientadas para a competitividade, a inovação e a sustentabilidade, concretizadas num programa estruturado de formação, workshops e webinars regulares, sessões de networking e mentoria personalizada.

No Algarve, esta abordagem traduziu-se no envolvimento de 15 microempresas, que participaram num programa gratuito de capacitação digital, composto por 13 sessões dinamizadas por especialistas. O programa é complementado por um regime de mentoria individualizada, envolvendo oito mentores, nas áreas de marketing digital, comércio online, plataformas de reservas, mecanismos de financiamento, processamento de dados, cibersegurança e inteligência artificial. O projeto ganhou ainda destaque público através da participação no Algarve Tech Hub Summit’25, em novembro, onde reuniu empresários para debater o impacto do DIBEST na atividade e no desenvolvimento das microempresas.

Paralelamente, promoveu-se uma Call Internacional para identificação de soluções digitais inovadoras e cujos resultados integrarão o futuro Digital Innovation Toolkit, um recurso online gratuito destinado às microempresas turísticas.

Para 2026, estão previstas várias iniciativas estratégicas, nomeadamente a participação dos empresários participantes no certame Transfiere, em Málaga, a presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, bem como a participação no Workshop Internacional e evento final do projeto, a realizar na Irlanda. Este evento final, agendado para abril de 2026, reunirá microempresas dos diferentes países parceiros para partilha de resultados, benchmarking, boas práticas e reflexão sobre desafios futuros, assinalando a entrada desta operação na sua reta final, cuja conclusão está prevista para julho de 2026.

O Projeto DIBEST – Inovação Digital para a Economia Azul e Turismo Social, é cofinanciado pelo programa Interreg Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e opera nas regiões costeiras de Espanha, França, Irlanda e Portugal.

Para mais informação consulte: https://dibestinterreg.com |  www.nera.pt

 

 

22.12.2025 | 17:41

SEMINÁRIO: Novidades Fiscais para 2026 | 15 de janeiro

No âmbito da parceria estabelecida entre o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e a TELLES – Sociedade de Advogados, terá lugar no próximo dia 15 janeiro, pelas 14h30, nas instalações do NERA, em Loulé, um Seminário dedicado ao tema “Novidades Fiscais para 2026“.

Esta iniciativa dará a conhecer quais as alterações fiscais previstas para o ano de 2026, compreendendo, designadamente, as decorrentes da Lei do Orçamento do Estado, os incentivos em sede de IRS, IRC e IVA previstos no Pacote Legislativo “Construir Portugal” e os benefícios fiscais e financeiros de que a sua empresa poderá beneficiar.

Vocacionado para empresários, órgãos de gestão e administração, responsáveis dos Recursos Humanos, trabalhadores, juristas, advogados de empresas e contabilistas, este Seminário será conduzido pelo Dr. José Pedroso de Melo, Dr. André Gonçalves e Dr. Vasco Simões respetivamente Sócio e Advogados Sénior da TELLES – Sociedade de Advogados.

Inscreva-se Aqui!

participação neste Seminário tem um custo de 20,00€ para os Associados do NERA e de 30,00€ para os não Associados do NERA, sendo a inscrição obrigatória. Neste sentido, a inscrição deverá ser efetuada até ao próximo dia 14 de janeiro de 2026, através do preenchimento e submissão do Formulário abaixo indicado:

No link abaixo poderá aceder ao Programa completo deste Seminário e às informações técnicas necessárias:

Programa Completo

 

 

 

19.12.2025 | 11:49

Curso “Manobrador de Empilhadores”

É responsabilidade da entidade empregadora assegurar que quem utiliza qualquer máquina automotora como sejam porta paletes elétricos, empilhadores, pontes rolantes, retroescavadoras, etc., recebeu formação adequada para operar essas máquinas em segurança.

O artigo 32.º do Decreto-Lei N.º 50/2005, de 25 de fevereiro determina que:
“Os equipamentos de trabalho automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados”

O artigo 43.º, n.º 2, do referido Decreto-Lei adverte ainda que:
“…constitui contraordenação grave a violação do disposto nos artigos 4.º a 7.º e 10.º a 42.º”.

Neste sentido e no âmbito da parceria estabelecida entre o NERA e a Empresa  Futurbrain – Centro de Formação, Lda., irá realizar a ação de formação Operadores de Máquinas de Elevação e de Transporte (Empilhadores), com o objetivo de colmatar uma falha existente na região do Algarve ao nível deste tipo de oferta formativa.

A ação de formação Operadores de Máquinas de Elevação e de Transporte (Empilhadores), com uma duração de 8 horas, destina-se a manobradores de empilhadores, motoristas e operadores de armazém e pretende dotar os(as) formandos(as) de competências para a prevenção dos riscos associados ao uso e ao manuseamento seguro dos equipamentos e cargas na operação de máquinas de elevação e de transporte.

O plano curricular desta ação engloba as seguintes matérias:
– Regras gerais de Higiene e Segurança e Movimentação Manual;
– Empilhadores e outros Equipamentos;
– Tipos e Componentes;
– Física da Máquina;
– Estiva e Operação;
– Manipulação sem Riscos.

Esta ação de formação Operadores de Máquinas de Elevação e de Transporte (Empilhadores), irá decorrer no dia 26 de janeiro de 2026, das 09h00 às 18h00, nas instalações do NERA, em Loulé, e terá um custo de 120 Euros (Valor isento de IVA).

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ AO DIA 21 DE JANEIRO DE 2026.

PRÉ-INSCRIÇÃO AQUI

     

 

 

15.12.2025 | 14:30

EMPREGA+ 2026

A Câmara Municipal de Loulé em parceria com a Junta de Freguesia de Quarteira, a Associação de Empresários Por Quarteira, a AEA – Associação dos Empresários do Algarve, o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, vai realizar a 5ª edição da feira de emprego denominada “EMPREGA+ 2026”.

A Emprega+ 2026 tem como objetivo promover a empregabilidade no concelho, através da disponibilização de ofertas de emprego e formação, ações de recrutamento e sessões de esclarecimento no âmbito do apoio ao empreendedorismo e destina-se às empresas sedeadas e/ou instaladas no concelho de Loulé que pretendam um espaço expositivo para divulgação de oferta de trabalho ou de estágios, apresentação da empresa e oportunidade de recrutamento.

A feira terá novamente lugar na Escola Básica 2.3. Dom Dinis, em Quarteira, no dia 29 de janeiro de 2026 , entre as 10h00 e as 18h00. A inscrição é gratuita e a adesão às modalidades previstas não implica qualquer pagamento.

Formulário de inscrição, que após preenchimento deverá ser remetido por e-mail (gae@cm-loule.pt)  até ao próximo dia 19 de dezembro de 2025.

Formulário de inscrição

 

02.12.2025 | 10:50

Recrutamento de Formadores(as)/Consultores(as)

O NERA encontra-se a recrutar Formadores(as) / Consultores(as) nas seguintes Áreas Formativas:

  • Gestão de PME e estratégia
  • Gestão Financeira e Fiscalidade
  • Gestão de Operações, Logística e Melhoria de Processos
  • Recursos Humanos e Liderança
  • Marketing e Marketing Digital
  • Marketing Internacional
  • Tecnologias de Informação, Business Intelligence e Dados
  • Proteção de Dados e Cibersegurança
  • Inovação, Design Thinking e Empreendedorismo
  • Ambiente, Eficiência Energética e Economia Circular
  • Internacionalização e Comércio Internacional

Os/as Formadores/as / Consultores (as) a recrutar deverão deter o seguinte perfil de competências:

– Possuir vasta e comprovada experiência profissional (no mínimo 3 anos) nas áreas de formação acima indicadas;
– Possuir Certificado de Competências Pedagógicas;
– Boas competências relacionais e humanas;
– Disponibilidade para trabalhar em horário laboral.

Os/as interessados/as em se candidatar à nossa bolsa de formadores/consultores deverão enviar para o endereço de e-mail gfo@nera.pt , os seguintes elementos:

– Curriculum Vitae atualizado;
– Certificado de Habilitações;
– Cópia de CCP (ex-CAP);

Indicando no assunto da mensagem: Recrutamento de Formadores(as) / Consultores(as).

21.11.2025 | 11:53