Serviços

Notícias

Sessão de Esclarecimentos sobre Economia Circular

Realiza-se no próximo dia 26 de fevereiro, pelas 14h00m, na sede da AHETA, uma sessão de informação sobre apoios e respetivos financiamentos para a reutilização de água e implementação de práticas de economia circular, dirigida às empresas da região. Esta sessão é uma iniciativa da AHETA em parceria com as associações empresariais NERA, AHISA e CEAL e em articulação com o Programa Regional Algarve 2030, com a Região de Turismo do Algarve e o Turismo de Portugal.

A participação nesta Sessão será em formato presencial e está sujeita a inscrição obrigatória através do seguinte link: INSCRIÇÃO

O sistema de incentivos economia circular visa promover a transição para uma economia circular, como estabelecido no novo Plano de Ação para a Economia Circular, adotado em 2020, no âmbito do Pacto Ecológico Europeu.

 No âmbito do Programa Regional ALGARVE 2030 ALGARVE 2030 está previsto o apoio às operações que desenvolvam, pelo menos uma, das seguintes ações:

– Promoção da economia circular e processos produtivos regenerativos,

– Circularidade da água nas empresas: promoção das melhores técnicas disponíveis e implementação de boas práticas para a reutilização eficiente da água nos seus processos produtivos, como por exemplo através da reutilização de águas residuais para efeitos de lavagens, sanitários, otimização dos sistemas de rega dos espaços verdes e de uso comum, entre outros.

 Neste sentido, está aberto o Aviso de Candidatura SITCE – Economia Circular (ALGARVE-2024-61), até 2025-04-15, com uma dotação de 1.000.000,00€, dirigido às PME. São ainda beneficiárias, na qualidade de copromotoras, as Entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação (ENESII).

 

 

18.02.2025 | 16:01

O NERA ESTÁ A RECRUTAR

Anúncio de Recrutamento: Técnico Superior para Gestão de Projetos Financiados pela União Europeia (M/F)

O NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve está a recrutar um Técnico Superior para integrar a sua equipa de Gestão de Projetos. Este profissional será responsável pela gestão técnica e administrativa de processos relacionados com projetos financiados pela União Europeia, com foco no apoio a pequenas e médias empresas (PME).

 

Principais Responsabilidades:

– Gestão administrativa e organização de documentos de projetos.

– Coordenação e acompanhamento de processos financiados.

– Relacionamento com empresas e stakeholders.

– Elaboração de relatórios.

– Apoio na implementação de projetos em conformidade com as normas da União Europeia.

– Desenvolvimento de estratégias de marketing e comunicação com as empresas e stakeholders.

– Utilização de ferramentas digitais facilitadoras da comunicação e promoção dos projetos.

Requisitos:

– Licenciatura em Gestão, Economia, Administração Pública, Marketing ou áreas relacionadas.

– Experiência prévia em gestão de projetos e/ou processos administrativos.

– Conhecimento das políticas e programas da União Europeia.

– Domínio da língua inglesa (oral e escrita).

– Excelentes capacidades organizacionais e de comunicação.

– Competências em marketing e utilização de ferramentas digitais para comunicação.

– Competências em ferramentas digitais para tratamento de dados e elaboração de relatórios.

– Domínio de ferramentas informáticas.

Oferecemos:

– Integração numa equipa dinâmica e motivada.

– Oportunidade de desenvolvimento profissional na área de gestão de projetos.

– Condições salariais compatíveis com a experiência demonstrada.

Os interessados devem enviar o seu Curriculum Vitae e carta de motivação para o endereço de e-mail: nera@nera.pt até ao próximo dia 2025-02-14.

 

29.01.2025 | 18:36

PROGRAMA FORMAÇÃO-AÇÃO

Depois dos bons resultados alcançados nas edições anteriores, o NERA encontra-se a preparar o lançamento de um novo Programa de Formação-Ação dirigido às PME do Algarve, reafirmando-se como um parceiro privilegiado para apoiar as empresas no reforço da sua qualificação e competitividade.

 

Formação-Ação é uma metodologia prática e orientada para o contexto organizacional, destinada a desenvolver competências essenciais para a implementação de estratégias de melhoria e inovação nas empresas.

 

Destinado às Micro, Pequenas e Médias Empresas da região do Algarve este Programa de Formação-Ação tem como objetivo promover a adaptação dos trabalhadores, empresas e empresários à mudança, reforçando as competências, incluindo as competências verdes e digitais, bem como a modernização e investimento empresarial.

 

Este Programa de Formação-Ação será financiado no âmbito do Programa Regional Algarve 2030.

 

Neste sentido, este Programa será totalmente gratuito para as empresas participantes e combinará momentos de formação em sala, com ações de consultoria à medida, no local de trabalho, permitindo realizar um diagnóstico inicial e implementar um plano de ação adaptado às necessidades específicas de cada PME.

 

Estão definidas para este Programa de Formação-Ação as seguintes Áreas Temáticas:

  • Inovação
  • Digitalização e Transição Digital
  • Eficiência Energética/Descarbonização
  • Internacionalização
  • Competitividade
  • Critérios ESG (Environment, Social, and Governance)

 

Invista no futuro da sua empresa, sem qualquer custo associado!

 

Para obter mais informações sobre este Programa de Formação-Ação, envie-nos a sua Manifestação de Interesse, através do Formulário abaixo indicado, ou entre em contacto connosco, através dos meios habituais:

 

MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE

 

Conheça melhor o Programa Formação-Ação através do vídeo  (Ver Aqui)

 

17.01.2025 | 09:00

NERA INICIA 2025 COM NOVOS PROJETOS PARA APOIAR OS EMPRESÁRIOS ALGARVIOS

O NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve dá as boas-vindas ao ano 2025 com um vasto conjunto de projetos cuja meta é impulsionar o desenvolvimento económico, a inovação e a competitividade das empresas da região.

Entramos em 2025 com uma visão renovada e um compromisso reforçado com os empresários do Algarve. Sabemos que os desafios são grandes, mas acreditamos que, juntos, podemos transformar estes desafios em oportunidades para fortalecer a economia regional. Neste sentido, continuaremos a dar prioridade à intervenção, de forma articulada, junto das instituições públicas e associações nacionais e regionais, com o objetivo de contribuir para a defesa dos interesses das empresas e da região”, garante Vítor Neto, Presidente do NERA.

Com a missão de fortalecer o tecido empresarial algarvio, o NERA está a preparar um conjunto de iniciativas em áreas-chave. Entre os principais projetos aprovados estão quatro Projetos SIAC (Sistemas de Apoio a Ações Coletiva) cofinanciados pelo Programa Regional Algarve 2030, cujas tónicas são na internacionalização de produtos, nas estratégias de inovação e transição digital, no empreendedorismo qualificado e na descarbonização e sustentabilidade.

Nos projetos de seguimento de 2024 estão em marcha um Projeto INTERREG Transfronteiriço (POCTEP) dedicado ao setor agroalimentar, um Projeto INTERREG Atlântico dedicado à economia azul, e um Projeto apoiado pelo PRR na área da cibersegurança, nomeadamente o Centro de Competências em Cibersegurança do Algarve, de cujo consórcio o NERA faz parte. Na área da formação profissional, para além da oferta formativa regular certificada, está em curso o Projeto Emprego + Digital com um leque de 40 ações de formação gratuitas para as empresas. Estão ainda por conhecer os resultados relativos a duas candidaturas ao INTERREG SUDOE submetidas em 2024.

Esta diversidade de projetos visa responder às necessidades atuais dos empresários, alinhando-se com as prioridades estratégicas regionais e nacionais. Com uma atuação centrada na proximidade às empresas, e com parcerias regionais consolidadas, o NERA reafirma o seu papel enquanto parceiro estratégico do tecido empresarial algarvio, promovendo o desenvolvimento sustentável e a competitividade das empresas locais.

Para mais informações sobre os projetos e atividades do NERA consulte www.nera.pt ou contacte através de 289 415 151 ou nera@nera.pt

 

10.01.2025 | 10:12

Alojamento Local pode agora aderir ao Selo Save Water

Os estabelecimentos de Alojamento Local já podem aderir ao Compromisso para a eficiência hídrica do Algarve e obter o Selo Save Water.

​A adesão a esta iniciativa requer o registo na Plataforma de Monitorização, agora ampliada a este setor, visando a promoção da sustentabilidade hídrica.

Compromisso com medidas de eficiência hídrica
Ao aderirem, os estabelecimentos de Alojamento Local assumem um plano de ação que inclui a implementação de, pelo menos, 12 medidas de eficiência hídrica, selecionadas de uma lista de 60.

cronograma de implementação é o seguinte:

_ fase 1: primeiras 4 medidas até 31 março 2025;
_ fase 2: mais 4 medidas até 30 junho 2025;
_ fase 3: últimas 4 medidas até 31 dezembro​ 2025.
Os aderentes devem também registar periodicamente os dados necessários para monitorizar o progresso, incluindo a execução das medidas e os consumos de água.
​​​
Financiamento ligado à eficiência hídrica
A adesão ao Compromisso para a Eficiência Hídrica do Algarve e a obtenção do Selo Save Water são condições necessárias para aceder ao financiamento disponibilizado pela Linha de Apoio +Eficiência Hídrica Algarve, promovida pelo Turismo de Portugal.
Parcerias e monitorização
A iniciativa é coordenada pela Região de Turismo do Algarve, em colaboração com o Turismo de Portugal, I.P., e a ADENE – Agência para a Energia, que assegura a monitorização dos consumos reportados na Plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica.
Resposta à seca no Algarve
Esta medida integra o quadro de resposta à seca na região, definido pela Resolução do Conselho de Ministros (RCM) n.º 26-A/2024, de 20 fevereiro. Este diploma reconheceu a situação de alerta no Algarve e estabeleceu medidas específicas para o setor do turismo. Posteriormente, a RCM n.º 80/2024, de 21 junho​, reforçou o compromisso ao alargar a adesão ao Alojamento Local e definir uma meta de redução de consumo de 13% no setor urbano.
05.01.2025 | 17:53

SEMINÁRIO “Orçamento do Estado para 2025” – 16 janeiro | 14h30 – 17h30 | Instalações NERA

No âmbito da parceria estabelecida entre o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e a BDO & Associados SROC, Lda., vimos pelo presente informar V. Exa. sobre a realização do Seminário dedicado ao tema “Orçamento do Estado para 2025“, que terá lugar no próximo dia 16 de janeiro, pelas 14h30m, nas instalações do NERA, em Loulé.

Este Seminário contará com a presença de especialistas da área fiscal da BDO & Associados SROC, Lda. para analisarem os principais impactos fiscais do Orçamento de Estado para as famílias e para as empresas.

Complementarmente, iremos dar a conhecer as principais alterações em matéria de impostos, benefícios fiscais, que poderão impactar na gestão da sua empresa, bem como esclarecer todas as dúvidas existentes.

Vocacionado para Empresários, Administradores e Gerentes, Contabilistas, Técnicos Oficiais de Contas, entre outros, este Seminário será conduzido pelos seguintes Oradores: Tax Partner Dr. Paulo Oliveira, pelo Tax Partner Dr. Miguel Cardiga e pelo Tax Manager Dr. Luis Rodrigues.

No link abaixo poderá aceder ao Programa completo deste Seminário e às informações técnicas necessárias:

PROGRAMA

participação neste Seminário tem um custo de 20,00€ para os Associados do NERA e de 30,00€ para os não Associados do NERA, sendo a inscrição obrigatória. Neste sentido, a inscrição deverá ser efetuada até ao próximo dia 14 de janeiro de 2025, através do preenchimento e submissão do Formulário abaixo indicado:

INSCRIÇÃO

 

02.01.2025 | 15:38

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DIGITAL DIBEST com inscrições abertas – Candidate-se agora! 

Estão abertas as candidaturas para um programa de capacitação digital dirigido a microempresas do setor turístico. As inscrições estão disponíveis até dia 13 de dezembro e garantem aos participantes formação, consultoria e planos de ação gratuitos.

A base deste programa, que é 100% gratuito, oferece formação digital estratégica, mentoria personalizada liderada por especialistas, planos de ação para a digitalização e networking com microempresas de toda a Europa.

Trata-se de um programa focado na área das competências digitais e destinado às microempresas (que empregam menos de 10 pessoas) e cuja atividade económica insere-se no setor turístico, como o alojamento, as atividades culturais, o aluguer de automóveis e os transferes, os transportes, o turismo marítimo, a exploração turística ou a restauração, entre outros.

Esta iniciativa pretende melhorar o desempenho digital das empresas e beneficiar das potenciais oportunidades de redução de custos que a transição digital pode gerar. As formações disponíveis incluem a abordagem a ferramentas como: storytelling, comércio online, plataforma de reservas, mecanismos de financiamento, processamento de dados, cibersegurança e inteligência artificial, entre outras.

A convocatória para as microempresas está aberta até dia 13 de dezembro com apenas 20 vagas limitadas. As inscrições estão disponíveis no portal do projeto em https://dibestinterreg.com

A iniciativa surge no âmbito do projeto internacional DIBEST Inovação Digital para a Economia Azul e Turismo Social, é cofinanciado pelo programa Interreg Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e opera nas regiões costeiras de Espanha, França, Irlanda e Portugal. O projeto tem término previsto para julho de 2026.

INSCRIÇÕES AQUI!

 

 

 

 

 

 

O projeto DIBEST – Inovação Digital para a Economia Azul e Turismo Social destina-se às microempresas turísticas da região costeira atlântica. O objetivo é aumentar a competitividade e o acesso aos mercados através de ferramentas de tecnologia digital e a sustentabilidade ambiental.

Sob a chancela do programa Interreg Espaço Atlântico, este projeto inclui uma tripla hélice: investigação, turismo e componente empresarial, abrangendo um total de doze parceiros de Portugal, Espanha, França e Irlanda. Na parte lusa, para além do NERA – Associação Empresarial dos Empresários da Região do Algarve, integra ainda a parceria deste projeto a Universidade do Algarve – CRIA, o Sines Tecnopolo e o Turismo do Algarve.

O projeto DIBEST – Digital Innovation for Blue Enterprises & Social Tourism, com término previsto para julho de 2026, é cofinanciado pelo programa Interreg Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Para mais informação consulte: https://dibestinterreg.com

 

 

12.11.2024 | 17:12

7.ª Sessão do Ciclo de Conferências – Construir o Turismo do Futuro

O Turismo de Portugal e a Região de Turismo do Algarve convidam para a 7.ª Sessão do Ciclo de Conferências – Construir o Turismo do Futuro que terá lugar no próximo dia 25 de novembro pelas 14h30 no grande Auditório da Universidade do Algarve em Faro.
08.11.2024 | 14:33

PROJETO DIBEST PREPARA PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E MENTORIAS PARA EMPRESÁRIOS

Dias 23 a 24 de outubro a parceria transnacional do projeto DIBEST voltou a reunir, desta vez em Caen, Normândia. Entre as novidades está a preparação de programa de formação e mentorias gratuitas para empresários participantes.

Foi a terceira reunião de parceria presencial, em Caén – França, com dois dias intensivos de apresentações, workshops, debate e discussão. Na reunião foi apresentado, pela Universidade do Algarve, o «Estudo de Análise de Necessidades Formativas de Digitalização», que envolveu 190 microempresas de turismo costeiro de quatro países do Espaço Atlântico: Espanha, França, Irlanda e Portugal.  Com base neste diagnóstico, que inclui as principais características formativas requeridas pelo tecido empresarial em matérias de marketing digital, a parceria está a conceber um programa de formação online gratuito, com início previsto para o primeiro trimestre de 2025.

Para além do programa formativo, e do networking internacional, está a ser desenvolvido um pacote de serviços que inclui mentorias personalizadas, masterclass’s, workshops e planos de ação direcionados a cada empresa.

A convocatória às empresas está prevista até ao final de 2024 com toda a informação disponível nos vários idiomas do projeto: https://dibestinterreg.com/services/

 

A destacar que o projeto DIBEST – Inovação Digital para a Economia Azul e Turismo Social destina-se às microempresas turísticas da região costeira atlântica. O objetivo é aumentar a competitividade e o acesso aos mercados através de ferramentas de tecnologia digital e a sustentabilidade ambiental.

Sob a chancela do programa Interreg Espaço Atlântico, este projeto inclui uma tripla hélice: investigação, turismo e componente empresarial, abrangendo um total de doze parceiros de Portugal, Espanha, França e Irlanda. Na parte lusa, para além do NERA – Associação Empresarial dos Empresários da Região do Algarve, integra ainda a parceria deste projeto a Universidade do Algarve – CRIA, o Sines Tecnopolo e o Turismo do Algarve.

O projeto DIBEST – Digital Innovation for Blue Enterprises & Social Tourism, com término previsto para julho de 2026, é cofinanciado pelo programa Interreg Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Para mais informação consulte: https://dibestinterreg.com

 

 

30.10.2024 | 11:38

SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO: RUMO À SUSTENTABILIDADE – INTRODUÇÃO AO REPORTE ESG PARA PME – 7 de novembro |14h00, no Auditório do NERA

 

No próximo dia 07 de novembro, pelas 14h00m, no Auditório do NERA, em Loulé, irá realizar-se uma Sessão de Sensibilização dedicada ao tema: “Rumo à Sustentabilidade | Introdução ao reporte ESG para PME”, numa iniciativa do IAPMEI, I. P., em parceria com a APCER – Associação Portuguesas de Certificação, que conta com o apoio do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, conforme Programa abaixo indicado:

PROGRAMA

14H00 | BOAS-VINDAS – NERA | IAPMEI

14H05 | RUMO À SUSTENTABILIDADE – INTRODUÇÃO AO REPORTE ESG PARA PME | APCER

16H15 | OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO – AVISOS PT2030 E LINHAS DE FINANCIAMENTO | IAPMEI

17H00 | Q&A

Esta Sessão tem como objetivo sensibilizar as empresas para a necessidade de realizar o reporte dos fatores ESG (Ambiente, Social e de Governação) num futuro muito próximo, sendo este o momento certo para começar a preparar a recolha e a sistematização da informação essencial que reflita a reorientação dos seus fluxos financeiros para investimentos que favoreçam estratégias empresariais alinhadas com os fatores ESG, sob pena de serem penalizadas no acesso ao financiamento e no custo do financiamento.

Neste sentido, serão abordados mecanismos e ferramentas de reporte, nomeadamente, do EFRAG, ou seja, normas de reporte voluntário para as empresas mais pequenas, que, por via da sua participação em cadeias de valor de grandes empresas, ou das suas interações com o sistema financeiro, sintam necessidade de acelerar o alinhamento das suas estratégias aos compromissos da sustentabilidade.

Esta Sessão contará igualmente com uma apresentação, da responsabilidade do IAPMEI, sobre Oportunidades de Financiamento, nomeadamente, sobre os Avisos disponíveis no Portugal 2030 e Linhas de Financiamento.

A participação nesta Sessão será em formato presencial e está sujeita a inscrição obrigatória através do seguinte link: INSCRIÇÃO

28.10.2024 | 11:04

NERA e Ordem dos Contabilistas Certificados organizam Conferência

O NERA, em parceria com a Ordem dos Contabilistas Certificados, organiza no próximo dia 29 de outubro, pelas 15h00m, uma Conferência dedicada ao tema: “Desafios e Oportunidades – As Empresas e os Contabilistas como Parceiros Estratégicos”, conforme Programa.

Com arranque previsto para as 15 horas, no Auditório do NERA, em Loulé, esta Conferência pretende explorar e aprofundar a imprescindível parceria entre empresários e contabilistas certificados, tendo em conta as especificidades da região do Algarve.

Neste sentido, esta Conferência contará com a presença da Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, bem como do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loulé, David Pimentel. Complementarmente, está prevista a intervenção de dois consultores da Ordem dos Contabilistas Certificados que abordarão, num primeiro painel, questões relacionadas com a fiscalidade e benefícios fiscais para as empresas e empresários. A vertente contabilística nas empresas ocupará o segundo painel, contando para o efeito com o testemunho de alguns empresários da região.

A participação nesta iniciativa é livre, mas sujeita a inscrição através do Formulário Eletrónico: Inscrições, até ao próximo dia 28 de outubro.

Mais se informa que a participação nesta Conferência atribui créditos no âmbito do Regulamento da Formação Profissional Contínua da Ordem dos Contabilistas Certificados.

21.10.2024 | 16:16

IEFP – NOVAS MEDIDAS DE APOIO À CONTRATAÇÃO

O IEFP abriu no passado dia 3 de outubro novas Medidas que se concretizam no apoio à (re)inserção profissional dos seus destinatários através do desenvolvimento de uma experiência de formação prática em contexto de trabalho.

Estágios INICIAR

O período para apresentação de candidaturas à medida Estágios INICIAR decorre entre as 9h00 do dia 3 de outubro de 2024 e as 18h00 do dia 28 de abril de 2025, nos termos do aviso de abertura de candidaturas, aprovado pelo Conselho Diretivo do IEFP em 27 de setembro de 2024. A data de encerramento poderá ser antecipada, caso, entretanto, seja atingida a dotação orçamental.

Documentação de apoio

Guia de apoio às candidaturas – Estágios

Lista de profissões alvo de majoração 

► Lista dos territórios PNCT

Estágios +Talento

O período para apresentação de candidaturas aos Estágios +Talento decorre entre as 9h00 do dia 3 de outubro de 2024 e as 18h00 do dia 28 de abril de 2025, nos termos do aviso de abertura de candidaturas, aprovado pelo Conselho Diretivo do IEFP em 27 de setembro de 2024. A data de encerramento poderá ser antecipada, caso, entretanto, seja atingida a dotação orçamental.

Documentação de apoio

Guia de apoio às candidaturas – Estágios

Lista de profissões alvo de majoração 

► Lista dos territórios PNCT

👉Candidaturas 𝗮𝗯𝗲𝗿𝘁𝗮𝘀 𝗲𝗺 𝗰𝗼𝗻𝘁í𝗻𝘂𝗼 𝗮𝘁é 𝟮𝟴 𝗱𝗲 𝗮𝗯𝗿𝗶𝗹 𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟱
 
18.10.2024 | 09:00