Os estabelecimentos de Alojamento Local já podem aderir ao Compromisso para a eficiência hídrica do Algarve e obter o Selo Save Water.
A adesão a esta iniciativa requer o registo na Plataforma de Monitorização, agora ampliada a este setor, visando a promoção da sustentabilidade hídrica.
Compromisso com medidas de eficiência hídrica
Ao aderirem, os estabelecimentos de Alojamento Local assumem um plano de ação que inclui a implementação de, pelo menos, 12 medidas de eficiência hídrica, selecionadas de uma lista de 60.
O cronograma de implementação é o seguinte:
_ fase 1: primeiras 4 medidas até 31 março 2025;
_ fase 2: mais 4 medidas até 30 junho 2025;
_ fase 3: últimas 4 medidas até 31 dezembro 2025.
Os aderentes devem também registar periodicamente os dados necessários para monitorizar o progresso, incluindo a execução das medidas e os consumos de água.
Financiamento ligado à eficiência hídrica
A adesão ao Compromisso para a Eficiência Hídrica do Algarve e a obtenção do Selo Save Water são condições necessárias para aceder ao financiamento disponibilizado pela Linha de Apoio +Eficiência Hídrica Algarve, promovida pelo Turismo de Portugal.
Parcerias e monitorização
A iniciativa é coordenada pela Região de Turismo do Algarve, em colaboração com o Turismo de Portugal, I.P., e a ADENE – Agência para a Energia, que assegura a monitorização dos consumos reportados na Plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica.
Resposta à seca no Algarve
Esta medida integra o quadro de resposta à seca na região, definido pela Resolução do Conselho de Ministros (RCM) n.º 26-A/2024, de 20 fevereiro. Este diploma reconheceu a situação de alerta no Algarve e estabeleceu medidas específicas para o setor do turismo. Posteriormente, a RCM n.º 80/2024, de 21 junho, reforçou o compromisso ao alargar a adesão ao Alojamento Local e definir uma meta de redução de consumo de 13% no setor urbano.