De 18 a 22 de setembro os produtos agroalimentares da região do Algarve viajaram até Paris e Estocolmo para se dar a conhecer e a provar. O objetivo foi a apresentação da oferta regional com o intuito de cooperação com prospetores internacionais. O balanço «superou as expetativas».
No âmbito do projeto ALGARVE PREMIUM, o NERA preparou duas Ações de Prospeção que foram um verdadeiro mostruário da oferta dos produtos agroalimentares do Algarve. A primeira ação aconteceu dia 19 de setembro em Paris, na Patisserie Canelas. A segunda decorreu a 21 de setembro em Estocolmo, no Cork Vinbar. Ambas contaram com a presença e colaboração dos respetivos Delegados da AICEP nos destinos visitados, bem como a presença da Embaixadora de Portugal na Suécia, Sara Martins.
O balanço final, de acordo com a Direção do NERA, “superou as expetativas em termos de adesão, totalizando mais de 40 participantes, entre eles, repórteres e prospetores de cadeias agroalimentares especializadas”. O grande objetivo foi avaliar oportunidades de cooperação e parcerias entre empresas de modo a “desenvolver uma carteira de contactos e abrir portas à internacionalização dos produtos premium algarvios”.
Estas ações funcionaram como uma operação de charme que incluiu mostra e degustação de produtos, seguidos de networking e contatos exploratórios internacionais junto de segmentos de alto valor acrescentado (alta cozinha, cadeias especializadas gourmet, jornalistas de especialidade). Para além de promover os recursos endógenos, esta ação pretendeu contribuir para o acesso dos empresários algarvios aos mercados internacionais e à disseminação da oferta de excelência da região. Paralelamente foi apresentado o novo vídeo agroalimentar e brochura do projeto, enquanto ferramentas promocionais.
No cardápio constaram produtos como o mel, as compotas, o azeite e os frutos secos. Na componente do mar destaque para a salicórnia, o «sal verde» e para o «ouro branco» do Algarve – o sal e a flor de sal, bem como os patés e conservas de pescado. Na componente da inovação, um destaque para a alfarroba com tabletes, xaropes e bebidas vegetais. Ainda produtos e snacks gourmet com prevalência nos frutos secos e flor de sal. E por fim os vinhos do Algarve, que têm vindo a ganhar cada vez mais projeção na Europa e que reuniram muitos adeptos nestas idas a Paris e a Estocolmo.
A salientar que o projeto ALGARVE PREMIUM tem como objetivo central promover a internacionalização de produtos de excelência da região do Algarve nos setores do Agroalimentar e Mar, do Turismo Cultural e Criativo e do Turismo Náutico, por forma a aumentar o seu reconhecimento, notoriedade e visibilidade internacional.
Trata-se de um projeto promovido pelo NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, Associação Turismo do Algarve e a Região de Turismo do Algarve, cofinanciado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 | Portugal 2020.
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AGRADECIMENTO AOS PRODUTORES:
- Adega do Cantor
- Artemis
- Bolo Doce
- Carob World
- Fides
- Grand Carob
- I’M Nat
- Marisol Sal
- Natur Amêndoa
- Necton
- Quinta da Fornalha
- Quinda da Penina
- Quinta da Tor
- Quinta do Freixo
- Regionalarte
- Rui Simeão Tavira Sal
- Salivitae
- Viveiros Monterosa