Estão abertas as candidaturas para um programa de capacitação digital dirigido a microempresas do setor turístico. As inscrições estão disponíveis até dia 13 de dezembro e garantem aos participantes formação, consultoria e planos de ação gratuitos.
A base deste programa, que é 100% gratuito, oferece formação digital estratégica, mentoria personalizada liderada por especialistas, planos de ação para a digitalização e networking com microempresas de toda a Europa.
Trata-se de um programa focado na área das competências digitais e destinado às microempresas (que empregam menos de 10 pessoas) e cuja atividade económica insere-se no setor turístico, como o alojamento, as atividades culturais, o aluguer de automóveis e os transferes, os transportes, o turismo marítimo, a exploração turística ou a restauração, entre outros.
Esta iniciativa pretende melhorar o desempenho digital das empresas e beneficiar das potenciais oportunidades de redução de custos que a transição digital pode gerar. As formações disponíveis incluem a abordagem a ferramentas como: storytelling, comércio online, plataforma de reservas, mecanismos de financiamento, processamento de dados, cibersegurança e inteligência artificial, entre outras.
A convocatória para as microempresas está aberta até dia 13 de dezembro com apenas 20 vagas limitadas. As inscrições estão disponíveis no portal do projeto em https://dibestinterreg.com
A iniciativa surge no âmbito do projeto internacional DIBEST – Inovação Digital para a Economia Azul e Turismo Social, é cofinanciado pelo programa Interreg Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e opera nas regiões costeiras de Espanha, França, Irlanda e Portugal. O projeto tem término previsto para julho de 2026.
O projeto DIBEST – Inovação Digital para a Economia Azul e Turismo Social destina-se às microempresas turísticas da região costeira atlântica. O objetivo é aumentar a competitividade e o acesso aos mercados através de ferramentas de tecnologia digital e a sustentabilidade ambiental.
Sob a chancela do programa Interreg Espaço Atlântico, este projeto inclui uma tripla hélice: investigação, turismo e componente empresarial, abrangendo um total de doze parceiros de Portugal, Espanha, França e Irlanda. Na parte lusa, para além do NERA – Associação Empresarial dos Empresários da Região do Algarve, integra ainda a parceria deste projeto a Universidade do Algarve – CRIA, o Sines Tecnopolo e o Turismo do Algarve.
O projeto DIBEST – Digital Innovation for Blue Enterprises & Social Tourism, com término previsto para julho de 2026, é cofinanciado pelo programa Interreg Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Para mais informação consulte: https://dibestinterreg.com