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Cheque-Formação

Medida Cheque-Formação

A Medida Cheque-Formação, criada pela Portaria n.º 229/2015, de 3 de agosto, constitui uma modalidade de financiamento direto da formação a atribuir aos utentes inscritos na rede de Centros de Emprego e de Centros de Emprego e Formação Profissional do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.), nomeadamente empregadores, ativos empregados e desempregados.

Esta Medida tem como objetivo principal o incentivo à formação profissional, constituindo-se como um instrumento potenciador da criação e da manutenção do emprego e do reforço da qualificação e empregabilidade.

O Regulamento Específico, aplicável no território Continental, define o regime e as condições de acesso aos apoios concedidos pelo IEFP, I.P. no âmbito da Medida Cheque-Formação.

O Cheque-Formação visa reforçar a qualidade e a celeridade das medidas ativas de emprego, em particular no que respeita à qualificação profissional, procurando, nomeadamente:

– Contribuir para a melhoria da produtividade e da competitividade das empresas, através do reforço da qualificação profissional dos seus trabalhadores, em especial dos menos qualificados;

– Potenciar a procura de formação por parte dos desempregados e dos ativos empregados;

– Incentivar os percursos de aprendizagem ao longo da vida, bem como o desenvolvimento pessoal dos ativos empregados e dos desempregados;

– Corresponsabilizar os empregadores, os ativos empregados e os desempregados na procura de respostas de formação que promovam a melhoria dos desempenhos profissionais;

– Potenciar o ajustamento entre a oferta e a procura de formação, imprimindo uma nova dinâmica nos operadores de formação.

São beneficiários da formação apoiada pelo Cheque-Formação:

– Ativos empregados, com idade superior ou igual a 16 anos, independentemente do seu nível de qualificação, cujas candidaturas podem ser apresentadas pelos próprios ou pelas respetivos empregadores;

– Desempregados inscritos no IEFP, I.P. há, pelo menos, 90 dias consecutivos, com idade igual ou superior a 16 anos, detentores do nível 3 a 6 de qualificação. A formação a apoiar deve corresponder ao definido no Plano Pessoal de Qualificação (PPQ), obtido na sequência de um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) profissional.

Sempre que se verifique a necessidade de reconhecimento do grau académico obtido em países da União Europeia ou países terceiros, de cidadãos nacionais ou estrangeiros, devem cumprir-se os procedimentos definidos na legislação nacional aplicável.

As condições de elegibilidade dos beneficiários são aferidas à data da apresentação da candidatura.

No caso de formandos desempregados mantem-se a obrigatoriedade da procura ativa de emprego durante todo o período de formação, que deve decorrer fora dos horários da formação.

QUEM PODE APRESENTAR CANDIDATURA:

– Os beneficiários diretos da formação;

– As entidades empregadoras, relativamente aos seus trabalhadores, sendo consideradas para este efeito as pessoas coletivas ou singulares de direito privado, com ou sem fins lucrativos, de acordo com os requisitos constantes do Regulamento Específico.

A apresentação de candidaturas processa-se da seguinte forma:

– A apresentação das candidaturas é efetuada através do portal Iefponline, em iefponline.iefp.pt, doravante designado por Portal, sendo necessário o registo prévio do candidato no Portal (caso ainda não tenha efetuado este passo);

– O formulário de candidatura encontra-se disponível no referido Portal, na página Apoios e Incentivos ou na área de gestão do candidato (Candidaturas a programas/Medidas, Medida Cheque-Formação);

– No caso de candidaturas apresentadas por entidades empregadoras, as mesmas podem agregar vários trabalhadores no mesmo pedido;

– O processo de instrução da candidatura pode ser efetuado de forma progressiva, de acordo com a disponibilidade dos candidatos, permitindo gravações intermédias.

O Cheque-Formação tem um regime de candidatura aberta.

As candidaturas são aprovadas até ao limite anual da dotação orçamental.

PAGAMENTO DOS APOIOS

O pagamento de 50% do valor comprovadamente pago para efeitos de frequência da formação aprovada será efetuado no prazo de 5 dias úteis a contar da entrega do último dos seguintes documentos:

– Termo de aceitação;

– Comprovativos do pagamento da formação para a qual foi aprovado o apoio.

Os beneficiários do Cheque-Formação ou a entidade empregadora, quando candidata, devem submeter no Portal, no prazo máximo de 2 meses após o termo da formação, os seguintes documentos:

– comprovativo de frequência, a emitir pela entidade formadora;

– comprovativo da conclusão, com aproveitamento.

Decorrente da análise e confirmação da informação constante dos documentos acima referidos, é efetuado, no prazo de 10 dias úteis, o processamento do valor remanescente, constante do Termo de Aceitação.

Consulte o Regulamento da Medida Cheque-Formação aqui.

Consulte a Ficha Síntese aqui.

31.01.2023 | 15:24

O NERA encontra-se a recrutar um(a) Técnico(a) de Projetos

O NERA encontra-se a recrutar um(a) Técnico(a) de Projetos, conforme perfil de competências abaixo indicado:

Perfil de Competências:

– Preferencialmente com experiência no desenvolvimento de projetos de apoio às empresas;

– Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;

– Habilitação académica de nível superior;

– Boas competências relacionais e humanas;

– Disponibilidade para trabalhar em horário laboral.

 

Submeta a sua candidatura através do email nera@nera.pt até ao dia 31-01-2023, juntando os seguintes elementos:

– Curriculum Vitae atualizado;

– Certificado de Habilitações;

– Quaisquer outros elementos que o(a) candidato(a) considere relevantes.

De acordo com o RGPD – Regulamento Geral de Proteção de Dados, os dados recolhidos serão tratados exclusivamente para efeitos do processamento da candidatura.

19.01.2023 | 18:31

Oferta de 75h de aceleração no in-tech Accelerator

Estão abertas as inscrições para o novo Programa de Aceleração in-tech Accelerator.

Candidata-te a uma das 20 vagas para oferta de 75h de aceleração, com mentores especialistas, em sessões individualizadas!

 Qual o perfil dos candidatos?

– Empreendedores e empreendedoras, com empresas até 5 anos de base tecnológica e/ou forte incorporação de conhecimento na sua atividade

ou

– Empreendedores e empreendedoras, com ideias inovadoras para criação de empresas de base tecnológica e/ou forte incorporação de conhecimento na sua atividade

 O que inclui a oferta das 75 horas de mentoria?

  • Acesso a mentoria 1×1, com mentores experientes e com conhecimento específico
  • Partilha de processos e metodologias comprovados para análise, validação e implementação de modelos de negócio
  • Exposição direta e individualizada a especialistas seniores e a fontes de financiamento
  • Contacto de empresas, parceiros e mercados globais, para colocação de produtos e serviços inovadores

Inscreve-te e agarra um dos 20 lugares!

Acelera a tua empresa, ou torna real a tua ideia de base tecnológica, com o Programa de Aceleração de Start-ups in-tech Accelerator!

Regista-te Aqui

Inscrições abertas até às 23h59 de 03/02/2023.

Para mais informações consulta-nos em anje.pt/intech-algarve

#AceleraComATecnologia #InTechAlgarve #InTechAccelerator

Até breve!

 

19.01.2023 | 18:13

EURES

EURES é a rede europeia de serviços de emprego que visa facilitar a mobilidade dos trabalhadores a nível transnacional e transfronteiriço, no âmbito do Espaço Econômico Europeu (EEE) (os 27 Estados-Membros da União Europeia, a Noruega, Liechtenstein e a Islândia) e Suíça – uma área que integra atualmente 31 países.

A EURES oferece serviços de informação, aconselhamento e apoio à colocação / recrutamento, promovendo o contacto entre candidatos a emprego e empregadores interessados em recrutar no mercado de trabalho europeu (EEE e Suíça).

Em Portugal, esta rede está integrada: no Instituto do Emprego e Formação Profissional, no Continente; no Instituto de Emprego da Madeira; na Direção Regional para o Emprego e Qualificação Profissional, nos Açores – e disponibiliza 30 Conselheiros EURES, presentes nas várias regiões do país.

Para mais informações, por favor, clique aqui.

13.01.2023 | 16:43

SEMINÁRIO “Desafios Fiscais 2023” | 24 JANEIRO| 14H30 – 17H30

No âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e a UHY Portugal, temos o prazer de informar V. Exa. sobre a realização do SeminárioDesafios Fiscais 2023” dedicado à temática fiscal, versando, em particular, as alterações constantes no Orçamento de Estado 2023 (OE 2023), com reflexo para os cidadãos e empresas.

Vocacionado para Empresários, Gestores, Contabilistas Certificados, Advogados e demais interessados, designadamente, este Seminário irá abordar as seguintes temáticas: Alterações ao IRS, Alterações ao IRC, Alterações ao IVA, Benefícios Fiscais, Alterações no âmbito dos impostos sobre o património, Imposto de selo e outra legislação e doutrina administrativa relevante.

Este Seminário será conduzido pelo Dr. António Pereira da Silva, reputado especialista em assuntos fiscais do Departamento de Consultoria Fiscal da UHY – Portugal.

No link abaixo poderá aceder ao Programa completo deste Seminário e às informações técnicas necessárias:

PROGRAMA

participação neste Seminário tem um custo de 15€ para Associados NERA e de 25€ para não Associados  NERA, sendo a inscrição obrigatória. Neste sentido, a inscrição deverá ser efetuada até ao próximo dia 20 janeiro de 2023, através do preenchimento e submissão do Formulário seguinte:

INSCRIÇÃO

 

12.01.2023 | 15:49

Boas Festas

A Direção do NERA e os seus colaboradores desejam-lhe um Feliz Natal e um Próspero Ano de 2023.

19.12.2022 | 10:31

Resposta dos Empresários aos Novos Desafios da Crise Económica | 16 dezembro | 16h00m

A Sessão dedicada ao tema “Resposta dos Empresários aos Novos Desafios da Crise Económica”, terá lugar no próximo dia 16 de dezembro, pelas 16h00m, nas instalações do NERA, em Loulé.

As razões pelas quais o NERA promove esta iniciativa são claras: a crise que nos atingiu desde 2020 está longe de ter terminado, sendo urgente que os Empresários do Algarve dos diferentes setores reflitam sobre o quadro económico da Região, que dela resultou e se preparem para as batalhas que ainda terão de enfrentar.

De facto, apesar dos sinais de evolução positiva dos últimos trimestres, são muitos os fatores de incerteza que permanecem, não só na evolução no campo económico (energia, inflação, taxas de juro, riscos de recessão), como pela continuidade da Guerra na Ucrânia, sem fim à vista.

Os Empresários do Algarve, do turismo e dos outros setores, conhecem por experiência direta os efeitos da crise que os atingiu desde 2020, conseguindo até acompanhar nos últimos meses os sinais de recuperação, mas não podem deixar de olhar com preocupação para a evolução do quadro económico nos próximos meses e em particular para 2023.

Para refletir sobre estas questões o NERA convidou para esta iniciativa de reflexão e debate os oradores António Saraiva, Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal e o Economista Professor João Costa Pinto.

Esta Sessão, que terá entrada livre, contará também com a participação de responsáveis das instituições regionais e das associações empresariais da Região.

09.12.2022 | 11:12

Loulé | Apresentação do BEALG – Barómetro para o Empreendedorismo no Algarve | 07 de dezembro | 10h00

O NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, a Universidade do Algarve e a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, encontram-se a desenvolver o Projeto RESTART Algarve cujo objetivo central passa pela dinamização do Ecossistema Empreendedor da Região do Algarve, através do apoio ao desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras, beneficiando para o efeito do cofinanciamento do CRESC Algarve 2020 | Portugal 2020.

No âmbito do desenvolvimento deste Projeto, está prevista a conceção e o desenvolvimento do BEALG – Barómetro para o Empreendedorismo no Algarve, que visa dotar a região do Algarve de uma ferramenta online que permita monitorizar e acompanhar a performance regional em termos de empreendedorismo.

Convidamo-lo a participar na sessão pública de apresentação do BEALG – Barómetro para o Empreendedorismo no Algarve, inserido no IN TECH Talks – um conjunto de 12 talks (6 presenciais e 6 digitais) de abril 2022 a janeiro de 2023 que tem como objetivo proporcionar a troca de experiências e partilha de boas práticas em diversos domínios de especialização, entre os especialistas nacionais e internacionais com competências empreendedoras e os jovens empresários e empreendedores.

A sessão terá lugar no próximo dia 07 de dezembro, pelas 10h00, no Palácio Gama Lobo, em Loulé.

A participação é gratuita e carece de inscrição até ao próximo dia 2020-12-06, através do link abaixo indicado:

FICHA DE INSCRIÇÃO

30.11.2022 | 14:50

Lagos | Apresentação do BEALG – Barómetro para o Empreendedorismo no Algarve | 06 de dezembro | 15h30m

O NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, a Universidade do Algarve e a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, encontram-se a desenvolver o Projeto RESTART Algarve cujo objetivo central passa pela dinamização do Ecossistema Empreendedor da Região do Algarve, através do apoio ao desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras, beneficiando para o efeito do cofinanciamento do CRESC Algarve 2020 | Portugal 2020.

No âmbito do desenvolvimento deste Projeto, está prevista a conceção e o desenvolvimento do BEALG – Barómetro para o Empreendedorismo no Algarve, que visa dotar a região do Algarve de uma ferramenta online que permita monitorizar e acompanhar a performance regional em termos de empreendedorismo.

Convidamo-lo a participar na sessão pública de apresentação do BEALG – Barómetro para o Empreendedorismo no Algarve que terá lugar no próximo dia 06 de dezembro, pelas 15h30m, no Centro Cultural de Lagos, conforme Programa abaixo indicado:

 

PROGRAMA

15h30m | Receção dos Participantes

15h45m | Boas-Vindas

Sandra Oliveira, Vereadora da Câmara Municipal de Lagos

15h55m | Apresentação do BEALG – Barómetro para o Empreendedorismo no Algarve

Luís Guerreiro, Consultor

Ricardo Batista, Consultor

16h35m | Debate

16h45m | Encerramento

 

A participação nesta Sessão de Pública de Apresentação é gratuita e carece de inscrição até ao próximo dia 2020-12-05, através do link abaixo indicado:

FICHA DE INSCRIÇÃO

30.11.2022 | 14:27
Banco de Portugal

O Banco de Portugal disponibilizou os Quadros da Empresa e do Setor (QES)

O Banco de Portugal atualizou os Quadros do Setor e os Quadros da Empresa e do Setor, com informação relativa a 2021.

Informamos que agora é possível analisar alguns indicadores de natureza regional, para o detalhe da secção e da divisão da classificação de atividades económicas (CAE). Estes dados podem ser analisados nos painéis “Destaques regionais” e “Comparação regional”.

Recordamos que os Quadros do Setor, que podem ser consultados gratuitamente pelo Público no site do Banco de Portugal, incluem um conjunto de indicadores económico-financeiros sobre as empresas portuguesas. Estes Quadros são apresentados por setor de atividade económica e por classe de dimensão e incluem também alguns rácios de outros países europeus para cada setor de atividade.

Relativamente aos Quadros da Empresa e do Setor, que podem ser consultados gratuitamente pelas Empresas, mediante autenticação no site do Banco de Portugal, permitem aos gestores comparar o desempenho da sua empresa com o das empresas do mesmo setor e da mesma classe de dimensão, ou outros se o pretenderem.

Para mais informação, contactar através do seguinte endereço de e-mail: centraldebalancos@bportugal.pt

22.11.2022 | 11:59
AÇÃO REFLORESTAÇÃO - Imagem site

“Ação de Reflorestação” na zona da Cumeada da Alta Mora

O Município de Castro Marim vai promover no próximo dia 3 de dezembro, pelas 9h00, uma “Ação de Reflorestação” na zona da Cumeada da Alta Mora, em parte da área ardida no incêndio de 2021.

Esta iniciativa é articulada entre juntas de freguesia do concelho, Algar, ARCDAA e Cooperativa GuadiMonte.

A ação de reflorestação vai contemplar 19 hectares e colocar no terreno cerca de 5.000 árvores doadas pelo projeto “Together We Protect”, do Zoomarine, com a missão de promover o conhecimento, a preservação e a educação ambiental e onde se inserem medidas como o apoio à reflorestação da região algarvia. Tendo em conta as circunstâncias desta reflorestação e procurando promover a capacidade de resiliência do território, foram escolhidas espécies autóctones e resilientes ao fogo (alfarrobeiras; medronheiros).

Uma das missões desta ação é envolver e unir toda a comunidade neste processo de reconstrução, da mesma forma que se une no combate aos incêndios.

Para participar nesta ação é obrigatória a inscrição até ao dia 1 de dezembro.

Poderá fazê-lo com a sua família, empresa ou escola, para plantarmos juntos um futuro diferente.

Para efetuar a inscrição clique no link:

Ficha de inscrição para participação na Ação de Voluntariado de Reflorestação – 3 de Dezembro – Alta Mora/Pernadeira (google.com).

Ou através dos seguintes contactos:

– 281 510 778 / gam@cm-castromarim.pt (Gabinete de Apoio ao Munícipe)

– 963 336 104 / guadimonte2022@gmail.com (GuadiMonte).

Participe nesta iniciativa, junte-se a nós no terreno!

17.11.2022 | 09:44
Imagem - Click Concurso de Ideias

Click – Concurso de Ideias Startlab

A Fábrica do Empreendedor de Lagos e a Incubadora de Negócios Startlab encontram-se a promover o Click – Concurso de Ideias Startlab.

A Incubadora de Negócios Starlab tem como missão a promoção e acompanhamento de iniciativas empresariais na sua fase embrionária de arranque, facilitando a sobrevivência das mesmas na sua fase inicial de vida e a devida preparação para um pleno percurso de sucesso.

Se tem uma Ideia de Negócio que nunca saiu da gaveta?

Se gostaria de perceber a sua viabilidade e apresentá-la, mas não sabe como fazê-lo?

Participe no CLICK – Concurso de Ideias Startlab e ganhe prémios com a sua Ideia!

Este Concurso irá decorrer de 14 a 17 de novembro na Fábrica do Empreendedor de Lagos e encontra-se aberto ao Público a partir dos 18 anos. Poderá participar com uma ideia de negócio no papel e sem atividade aberta.

Inscreva-se em https://forms.gle/TJVDcBbPAWd8VyaQA Ou via Qrcode

Muito mais que um Concurso de Ideias, com o Click o Empreendedor terá oportunidade de durante 3 dias trabalhar a sua Ideia de Negócio com vários profissionais, culminando no último dia com a sua apresentação a um júri experiente, que lhe permitirá ganhar fantásticos prémios que ajudarão a alavancar o seu Projeto.

Para mais informações contacte:

empreendedorismo.lagos@fabricadoempreendedor.pt

09.11.2022 | 10:05